Problemas de nossa cidade – parte 1 – O Trânsito

Os devotos da Santíssima Trindade (Cid, Ciro e Ivo) e do Prefeito Prometeu, vivem a dizer pelos blogs chapa-branca que nós do Pensatório d’A Lucta, só sabemos criticar. Assim sendo, motivei-me a elencar alguns problemas que nossa cidade possui e fazer uma série de textos sobre os mesmos. Quero convidar não somente os contantes comentadores do Pensatório, mas também os devotos acima citados para participar de um debate aqui no Pensatório a cerca destes assuntos.

Nem o mais apaixonado e fiel devoto do Prefeito Prometeu não pode negar que o nosso trânsito seja problemático, que é um caos, uma desorganização só.
Pergunto:
– Quais tem sido as ações do Paço Municipal para melhorar as condições de trafegabilidade em nossa cidade? Não vale dizer que o Prefeito Prometeu mandou colocar fiscalização eletrônica que ao meu ver ainda não tem se mostrado algo que possa amenizar o problema do trânsito.
– Quando aquele monumento que foi colocado no girador próximo ao Parque da Cidade começar a funcionar, o trânsito vai ser desafogado? As pessoas vão deixar seus carros, motos e bicicletas em casa para se deslocarem para trabalho, escolas, universidade, fazer compras, etc e tal, no tremzinho???!
Vejam que o problema do trânsito em nossa Sobral das Maravilhas é o mesmo que existe em praticamente todas as grandes cidades do mundo: excesso de veículos nas ruas e pouca utilização, ou melhor, no nosso caso, inexistência de transporte coletivo que atenda a maior parte da população.

Não acredito e até agora ninguém apresentou-me argumentos que me conveça do contrário, que o VLT aliviará o nosso trânsito. Só o que passa em minha mente é que ele vai complicar ainda mais o que já está complicado.

Outro detalhe interessante. O Centro da Cidade, cada vez mais fica intransitável (sem falar nos flanelinhas que dia após dia aparecem em cada esquina da cidade. Mas estes não são problemas de trânsito, mas sim um problema SOCIAL). Vaga para estacionar está ficando cada vez mais difícil. E novamente é por conta do excesso de veículos circulando nas ruas.

Alguém pode estar esperneando apressadamente e gritando: então quer dizer que o problema são os carros e motos???!! Não, não estou dizendo que as pessoas deixem de comprar seus veículos, longe de mim falar isso. O que estou tentando enfatizar, é que em nossa cidade não há mesmo transporte coletivo que atenda a maior parte da população e que por conta dessa ausência as pessoas tem mesmo que entupir as ruas com mais e mais veículos! Afinal de contas, as pessoas precisam se locomover e se o poder público não lhes dá condições para tal…

Solução: investir em transporte coletivo de qualidade. Simples assim!

Não esqueçamos de um outro fator: a cidade se expande cada vez mais. Quanto mais distante está ficando o centro dos novos loteamentos e bairros, mais carros haverão de trafegar em nossas ruas. Boa parte das pessoas que estão comprando ou que irão comprar imóveis nestes novos empreendimentos imobiliários se obrigarão a possuir pelo menos um veículo em casa. E em muitas situações dois ou até mesmo três! E aí???!!!

Quando sua alteza real e imperial, O Príncipe, reinou em Sobral durante dois mandatos, ele investiu na abertura de novas vias de tráfego. Isso foi muito bom! Hoje temos a pericentral que é uma das poucas vias de trânsito rápido da nossa cidade. Mas depois dele nada foi feito nesse sentido. Certo dia, o Prefeito Prometeu contava um de seus sonhos no Twitter e era sobre a duplicação daquela via que vai da rotatória onde está o monumento chamado VLT até o Parque de Exposições (este por sinal rende outro texto. Como é que o Estado do Ceará investe alguns milhões de reais numa coisa que pelo visto vai ser usada uma vez por ano???!! E a manutenção daquilo ali??). Achei excelente a idéia! E torço para que saia do mundo dos sonhos de nosso Prefeito Prometeu e se torne REAL!

Em suma, falta a Sobral das Maravilhas, um sério projeto de transporte coletivo que atenda a maior parcela possível da população e falta investimento em vias de trânsito. Só posso elencar esses dois, afinal de contas, não sou especialista, mas creio que se um grupo de especialistas fossem contratados pela PMS para elaborar um projeto para o trânsito de nossa cidade haveriam de ter muito mais idéias.

Com a palavra, os devotos do Prefeito Prometeu e da Santíssima Trindade (Cid, Ivo e Ciro)!!!!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Problemas de nossa cidade – parte 1 – O Trânsito

  1. Azevedo disse:

    Perfeito o comentário! Parabéns!
    Azevêdo

  2. Caboco Ignorante Demais disse:

    Não existe nada difícil na vida, as pessoas que complicam. E no caso dos problemas de Sobral, fica muito claro a má vontade na resolução dos problemas. Agora pela manhã ouvindo um programa de rádio, ouvi uma gravação de um comentário do “prefeito prometeu, o poeta” reclamando das críticas que o mesmo vem recebendo por parte dos vereadores chamados de sua base aliada. Se achando incompreendido e não merecedor de tais críticas. As críticas do vereadores, isso todos sabemos, eles estão apenas tentando chantageá-lo, para em seguida serem chamados e terem seus pleitos pessoais atendidos. Já a fala do grande povo, essa sim deveria ser ouvida e atendida, pois como patrão suas necessidades deveriam ser respeitadas.

Expresse sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: